terça-feira, 9 de dezembro de 2008

*** Eu me amo...não estou falando de egoísmo ***



Oiiss!!
Como já falei antes, eu peso todos os sábados na reunião do VP, e toda semana a nossa orientadora aborda algum tema relacionado a RA, ao processo de emagrecimento, e sábado o tema falou muito comigo sabe. É engraçado, como fazer reeducação alimentar, para quem está realmente com excesso de peso, vai muito além de reeducar os hábitos alimentares. Em outras post's já falei sobre situações que vivi e sofri por estar "obesa"( aff, não suporto essa palavra ). Bom, vou falar por mim, pq sei que muitas pessoas, apesar de estarem tb obesas, encaram a vida de outra forma e não se deixam levar por preconceitos, descaso e etc. Eu, sou uma pessoa, ou era, sei lá, extremamente insegura, medrosa, resistente à mudanças. Hoje ,vejo que muitos desses meus, como posso chamar??? defeitos??? sei lá...são em virtude da minha obesidade. Eu sempre subestimei a minha capacidade de fazer algo, de conquistar algo ou alguém...Bom, finalmente eu acordei. O que quero falar, é que estou fazendo isso por mim, somente por mim, por mais ninguém! É nesse ponto que queria chegar...a orientadora do VP nos falou sobre isso. Se cuide por você, pare de pensar um pouco nos outros e tenha tempo pra você! E a verdade é que, eu já me anulei muitas vezes para fazer pelos outros, eu tinha que ganhar as pessoas de alguma forma, eu tinha que ser importante de alguma forma, já que pela minha aparência não dava muito certo...Chega! Gente, não estou falando de egoísmo, aliás, longe de mim, quero continuar podendo fazer algo por alguém, mas não para que gostem de mim. Bom, a orientadora ilustrou isso com a história da jarra e das pedras, já ouviram falar??


Um professor de ciências, num colégio, queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Pegou uma jarra de boca larga e colocou nela algumas pedras. Então perguntou aos alunos: - Está cheia? Todos responderam: - Sim! Apanhou então um balde de pedregulhos e virou tudo dentro da jarra. As pequenas pedras alojaram-se nos espaços entre as grandes. E indagou, novamente, o professor: - E agora, está cheia? Alguns alunos ficaram em dúvida. Mas a maioria respondeu que sim. O professor passou a mão numa lata de areia e começou a derramá-la também dentro da jarra. A areia foi preenchendo os espaços entre os pedregulhos. Pela terceira vez, o mestre questionou seus alunos: - Então, está cheia? A maioria deles sentiu receio de responder, mas novamente muitos disseram “sim”. Por fim, o professor mandou buscar água e despejou dentro da jarra. A água também se acomodou na jarra por completo.


Bom amigos, se tentarmos fazer isso de forma inversa, por exemplo, colocando a água em primeiro lugar, certamente não será possível encher a jarra com as pedras grandes, os pedregulhos, a areia... Portanto, as pedras no processo de RA representam a nossa vontade, o nosso objetivo, o que nós queremos, o porque queremos. E os demais...pedregulho, areia, água, representam a vontade dos outros, o que os outros querem de nós, querem para nós, esperam de nós. Vamos então primeiro cuidar da gente e com certeza sobrará espaço para cuidar dos outros, ajudar os outros, fazer a vontade dos outros. Um outro grande exemplo é a máscara dos aviões que caem sobre os passageiros em caso de pane...o que é falado qdo recebemos as instruções para adaptação da máscara??? Coloque primeiro a sua, depois ajude as crianças e outros que precisarem, do contrário você provavelmente vá desmaiar e ao invés de ajudar vai atrapalhar. É isso gente, eu já estou tentando mudar os meus hábitos e vocês que me acompanham aqui certamente têm me ajudado muito. Só tenho a agradecer!!! Bjos e até a próxima post!!!

19 comentários:

Luciana Cristine Ayres da Rocha disse...

oi amiga! boa tarde!! nossa! hj post para pensar, refletir! muito bom, nao conhecia a historia da jarra e da água! não ligue, estou de tpm ... querendo somente um abraço e carinho ... nao to muito pra falar hj ... só sei q estou tentando mudar por mim tb e não pelos outros ... bjs amiga!

Dani Borboleta disse...

Olá...achei seu blog e resolvi espiar...estou te linakando...me linka também...vamos nos motivar...

Xero grande!

Roberta... disse...

Adorei o post...
Mto sincero e sensato pq a gente faz mto mesmo pelos outros e no fim qdo acordamos a vida passou, várias coisas aconteceram e a gente continua ali estagnada...
Tbém tem o lado de dizer:
-Estou fazendo RA para meu marido, filho, mãe... família!
Além de ficar sacrificante demais, pq não tem 100% de prazer naquilo que é feito extremamente pelo outro, no fim qdo a gente atinge o tão sonhado objetivo as pessoas simplesmente ignoram...
Eu tenho uam conhecida que emagreceu para família, amigos e marido! Fazia tudo com um peso e obrigação que eu olhando isso tudo de fora sentia era dó e pensava que a qualquue momento ela desistiria, mas que nada emagreceu e ficou lindissima e ela ainda dizia que se fosse pra fazer por ela simplesmente não conseguiria...
AS pessoas simplesmente ignoraram a transformação dela vc acredita? Ninguém elogiou, comentou com a enfase que ela sonhou durante o processo todo, ela simplesmente surtou e engordou o dobro do que pesava e hj nem gosta que fale em emagrecer perto dela.
Mas pq isso? Pq ela apostou todas as fichas que tinha e que não tinha, nas outras pessoas. Achava que a vida seria mais feliz e completa, que as pessoas a admiraria e respeitaria qdo magra e nada disso aconteceu pelo contrário junto com a decepção vieram as criticas de que ela estava com cara de doente pq tava mto magra... que estava com cara de triste pq não comia mais isso ou aquilo etc etc etc.
Penso que além do corpo em si, temos que nos atentar e cuidar mto mais da nossa cabeça pra ter equilibrio e sensatez de que nada vai mudar além do nosso corpo novo e uma qualidade de vida...
Pra mim tá ótimo, mas pra mtos será mto pouco...

Bjos

Meninas de Pantufa disse...

Olá Eddi..

poxa é verdade...temos que pensar em nós né....pois ando tão desanimada.....e aí vão acontecendo mais e mais coisas.....

bom adorei o post....
foi bom pensar um pouco......

beijão amiga....
adoro as suas visitinhas lá no meu blog....

*Caroline Schneider* disse...

Oi amada! Pronto! Estás pronta para voar, borboletinha!!! Assim que a gente aprende a se amar, todo o resto é consequência! Sucesso, minha linda! Ah... obrigada pelo carinho de sempre, viu?! Beijocas estaladas!

Unknown disse...

Olá amiga, é muito bom realmente essa fábula,eu já a conhecia e a acho fantástica. Mostra o grande potencial que temos e não usamos.
Um grande abraço e uma ótima quarta

Luciana - USA disse...

Oi Eddi, tudo bem? Obrigada pela visita. Aqui tem várias lojas que vendem a calculadora. Não me lembro qto custa mais. Vou ver aí te falo. Se quiser, mando para vc.

Samarone Barcellos disse...

Bom dia minha amiga Eddi Funny;

Já vou começando falando do quanto as pessoas querem agradar demais os outros. Eu mesmo sou assim. As vezes quero agradar tanto uma turma de amigos que, acabo esquecendo de mim e de minhas vontades. É normal, mas o problema acontece quando, deixamos de fazer coisas que gostamos puramente pq começamos a pensar no quanto as outras pessoas não se sentiriam agradadas. Aí, o trem começa a bagunçar.

Para mim todas as pessoas do mundo só querem uma coisa, SER FELIZES. E cada um tem seu jeito de buscar a felicidade.

Não se importe com as coisas que os outros dizem, quase todas as pessoas, não sabem apoiar a felicidade do outro. Criticas são muito mais faceis de fazer e pronto.

A única coisa que te digo é:

CORRA ATRÁS DE SEUS SONHOS E FELICIDADE. Pare de se preocupar com tudo que lê, vê e escuta. E revistas de moda só existem para que, as pessoas se sintam feias, assim como as novelas e essas propagandas de tv. Siga seu coração, ele nunca erra. E ainda quero ver você dando aula na escola da TIA EDDI FUNNY, com o muro todo pintado de floresta.

Um grnade abraço minha amiga e boa semana.

Anônimo disse...

Muito bem Eddi!

A única pessoa que tem algo a "ganhar" com nosso emagrecimento somos nós mesmas!

Então é mesmo muito importante que queiramos nos cuidar por nossa causa!

Claro que sempre vamos "desejar" algum reconhecimento, mas se isso não for o mais importante, não fará falta nenhuma!

E eu sempre fico pensando no título do seu blog e vc tem razão! Tudo será diferente, porque seremos outra pessoa!

Beijos

Andréia disse...

Tem pessoas q possuem essa necessidade de agradar o outro e esquecer de si mesmo. Acho em alguns momentos tb fui assim ... nem eu mesma me aceitava. Mas as coisas mudam e podemos sim dar a volta por cima, e não é egoismo se colocar em primeiro lugar é uma maneira de estar com o outro por inteiro, de mostrarmos como realmente somos.

bjao
Mto boa sua reflexão

BB disse...

É Eddi, vc tem toda razão.
E seu post de hj tem a ver com o meu tbm, eu sempre quis sobresair de alguma forma em outro aspecto, já que meu peso sempre me impediu de alguma coisa.

Não acho que vc esteja agindo de forma egoísta, te dou total apoio.
Bj

Anônimo disse...

Nossa adorei o post...e ja salvei esse textinho....
Tenho um grande problema com água....detesto...não tem gosto de nada hehehehe

masss sei q é necessário e faço de tudo pra toda hora lembrar de tomar a agua....

Sem sacrificios, não tem resultado né??

Beijinhossssssssssssssssssss

Rai disse...

belissima historia amiga!
nao tem nada o que acrescentar. E pensar sempre na gente não é egoísmo. E sim amor próprio. Vc está de parabéns.No meu processo de emagrecimento eu me dou pequenos presentes para as metas atingidas, tipo fazer unha no salçao, uma hidratação, um livro, rs funciona demais.
Sua vitória é a nossa também.
Aki coloquei a receita do panetone e do bolo no blog.
E amiga! amei a amontagem que vc fez, é claro que colocarei no blog. bjinhos

Anônimo disse...

Eddi, e isso ai mesmo Linda! Cuide-se, emagreca, fique bem! Ninguem vai fazer isso por nos, apenas nos mesmas podemos mudar algumas coisas... Voce ja esta mudando, eu tenho certeza! E as pequenas mudancas sao tao importantes, porque vao ficando muito grandes... Um grande beijo, Ju.

Ju disse...

Adorei a história!!!! E acho que devemos nos amar mesmo... apesar, que ultimamente isso tá meio difícil pra mim...hehehhe Bjinhos querida e obrigada pela força que vc me dá, tá? bjos

Luciana Cristine Ayres da Rocha disse...

amiga, por onde vc anda?? to saudades de vc aqui ... apareceeee ... bjs

Danielle Balata disse...

Eddi, que post sensacional..

Eu também era assim sabia.. insegura, medrosa.. tinha em mente que ninguém gostava de mim por que não tinha atrativo nenhum..hoje me olho de outro jeito, me olho com mais amor.. como uma pessoa que pode vencer.. Somos guerreiras e vamos vencer essa batalha.

Beijos

Aline Satiko disse...

Eddi, querida, obrigada pelo carinho e pelas palavras sempre tão meigas!
Adorei esse post...
Estava precisando ouvir algo assim!
Grande beijo e desculpe minha ausência!

Anônimo disse...

Adoreeeeiii os exemplos da jarra e da máscara no avião. Durante muitos anos eu coloquei a água em primeiro lugar, por isso, em termos de saúde, permaneci muito tempo no efeito sanfona. Sim, já emagreci para agradar a minha família e depois para agradar a família do meu ex marido. Pura bobagem! Não agradei, eles nem ligaram.
Agora resolvi parar de querer agradar, risquei a palavra dieta da minha vida e tudo mudou!
Parabéns por essa conquista, entendo bem o que você está dizendo, comigo foi igual.